Entre 2011 e 2015 a movimentação de aeronaves subiu de 6,2 mil para 20,5 mil (pousos e decolagens) anualmente no Aeroporto Bartolomeu Lisandro. O número de passageiros neste mesmo período subiu de 17,4 mil para 192,1 mil passageiros, com um crescimento de mais de 1000%.
O fato se deveu principalmente à instalação de uma base (hangar) da Líder Táxi Aéreo que realiza voos de passageiros para a atividade de exploração dos campos de petróleo da Bacia de Campos.
No final da década passada a Petrobras e outras petroleiras passaram a usar mais bases aeroportuárias para este trabalho, antes bem concentradas em Macaé e no heliporto do Farol de São Tomé.
Assim, foram inseridos neste circuito a base do aeroporto de Campos, Cabo Frio e Jacarepaguá, no ERJ. No país mais três bases são utilizadas: ES, SP e SC.
Assim, abaixo o blog expõe a evolução da movimentação entre 2011 e 2015 dos aeroportos de Campos e Macaé. Neles, se estimam que entre 80% e 90%, aproximadamente, sejam destes voos chamados de "não regular" entre o continente e as unidades offshores de plataformas, sondas e navios.
Observando comparativamente, enquanto, o Aeroporto Bartolomeu Lisandro teve uma enorme expansão do número de pousos/decolagens e passageiros, no Aeroporto de Macaé, o movimento foi de redução de cerca de 20% entre pousos e decolagens e de relativa estabilidade no fluxo de passageiros.
O fato se refere à ampliação e uso de outras bases aéreas no ERJ e ao avanço da exploração na Bacia de Santos com uso do aeroporto de Jacarepaguá na capital e do aeroporto estadual de Itanhaém, em São Paulo.
Em 2016 é certo que se terá um movimento menor do que o de 2015, que já foi menor do que o de 2014. O fato se deverá especialmente às reduções do número de sondas que atuam na perfuração e busca de novos poços e campos de petróleo, que com a redução do preço do barril foram significativamente reduzidas.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário