A mineradora Anglo American proprietária da mina e do Sistema Minas-Rio que exporta minério de ferro pelo Porto do Açu, anunciou através de seu presidente mundial, que está "disposta a congelar seu programa de venda de ativos depois da forte recuperação dos preços das commodities visto neste ano". A empresa tinha programado a venda de outros ativos para quitar parte de suas dívidas.
A cotação do minério de ferro, matéria-prima usada na produção de aço, subiu 60% no acumulado de 2016, beneficiada pelo crescimento da demanda na China. Nesta quinta-feira o preço da tonelada de minério de ferro estava a US$ 70.
Assim, os lucros voltaram ser grandes. Resta saber como a mineradora continuará a tratar as comunidades onde está instalada, considerando que o discurso da crise não mais faz sentido.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário