Ao longo dos últimos anos, o professor José Carlos Salomão vem acompanhando para o blog, as decisões dos prefeitos de Campos dos Goytacazes a respeito das correções anuais das tarifas de água e esgoto a favor da concessionária Águas do Paraíba no município. Esse ano, o professor Salomão resumiu sua interpretação que o blog divulga abaixo.
Em dois anos, o atual prefeito deu um reajuste que é equivalente quase ao triplo da inflação no período. Mais uma caso a ser melhor compreendido dessa relação entre a gestão municipal e as concessionárias de água e lixo.
"Fim de ano e a história se repete: o aumento concedido pela PMCG às tarifas residenciais de Água (TRA) e Esgoto (TRE) da concessionária Águas do Paraíba.
O atual prefeito repete a política de reajuste, acima da inflação, da sua antecessora e de forma mais perversa. Entre 2009 e 2016, o reajuste para as tarifas (TRA e TRE) foi de 131,94%, contra um IPCA (índice de inflação) acumulado de 65,08%; isto é, um aumento de 102,73% das tarifas acima da inflação do período.
A partir de 2017, já sob a caneta do novo prefeito, o aumento acumulado concedido pela PMCG às tarifas residenciais de Água (TRA) e Esgoto (TRE) já atinge o valor de 18,30% (6,97% para 2018 e agora 10,6% para 2019), contra uma inflação (IPCA) acumulada neste período de 6,76% (2,95% em 2017 e 3,7% - previsão - em 2018).
Portanto, os dois reajustes concedidos pela atual administração da PMCG, às tarifas residenciais de água e esgoto, superam a inflação acumulada no período em 170,78%.
Com uma inflação prevista de 3,7% para 2018, o prefeito deve ter sido aconselhado por um numerólogo para a aplicação do reajuste de 10,6% sobre as tarifas de água e esgoto, pois este é o mesmo valor do reajuste da UFICA para 2019, que passará a valer R$125,26 e que certamente impactará no IPTU de 2019.
Será que este também será o reajuste dos servidores municipais?"
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Prof Roberto.Não há como não chamar o responsável(o executivo) prefeito da Campos dos Goytacazes de simplesmente..."Ladrão" da boa fé dos que votaram nele.
Um absurdo !(mais um).
Jorge Torres
Postar um comentário