Trata-se de um convite aos amigos e interessados no tema, para o lançamento do livro que é fruto de uma pesquisa - ainda em andamento - e também uma contribuição ao debate, sobre um dos instrumentos da financeirização, que ganhou potência após a crise de 2008.
Embora lançamento mesmo seja só um, o primeiro, a ideia é organizar outros em debates por onde houver convites. Diz questão de que ele ocorresse no Colóquio Espaço-Economia, porque foi nas versões anteriores desse evento (em especial o segundo) que o tema ganhou relevância e pesquisa se começou a se estruturar.
Os fundos financeiros ganharam agilidade para se enraizar e desenraizar em investimentos no território e para se mover entre setores econômicos (frações do capital) e nações (espaço).
O livro impresso já está disponível para venda aqui no site da Editora Consequência e, em breve, também estará acessível em e-book.
"Roberto Moraes Pessanha apresenta uma análise da frenética mobilidade dos fundos financeiros no capitalismo contemporâneo no qual as finanças desenvolvem um mundo de ficção em que o valor se confunde com o antivalor, e o capital, com capital fictício. Central no texto, a discussão dos fundos financeiros se constitui na motivação escolhida para nos alertar sobre os riscos da barbárie que nos ronda nessa fase de desenvolvimento capitalista que pode comprometer todo o processo civilizatório que experimentamos até agora.
Os fundos financeiros ganharam agilidade para se enraizar e desenraizar em investimentos no território e para se mover entre setores econômicos (frações do capital) e nações (espaço).
O livro impresso já está disponível para venda aqui no site da Editora Consequência e, em breve, também estará acessível em e-book.
Agradeço ao PPFH-UERJ e Sindipetro-NF / FUP por compreenderem a importância da temática que resultou no importante apoio para o projeto de editoração e viabilização dessa publicação.
Para sustentar esse convite eu trago abaixo, parte do texto do prefácio generoso da professora Sandra Lencioni que também conta da contracapa (4ª página) sobre o livro:
O desvendamento que faz busca sensibilizar e motivar os leitores a compartilharem com ele o tema, que permite de maneira indiscutível conhecer os labirintos do capitalismo contemporâneo. Roberto procura compreender o capital em movimento, qualificando-o como helicoidal, um movimento em torno de um eixo que jamais passa por um mesmo ponto e, portanto, não constrói círculos e nem elipses que se fecham em si, mas trajetórias helicoidais em que o plano seguinte do movimento se situa num outro patamar. A imagem é de um movimento em espiral no qual a valorização e a capitalização essa última relativa ao mundo das finanças - se movem em conjunto.
Pessanha se debruça sobre um tema novo que, em geral, não é de fácil interpretação. Seu livro, porém, tem o mérito de permitir o entendimento pelos não especialistas nas finanças, por aqueles que simplesmente querem tornar claro o capitalismo contemporâneo. E porque somente compreendendo este mundo é possível projetar mudanças.
O convite à leitura instigante está feito com a convicção de que este livro tem muito a nos ensinar."
Sandra Lencioni
Professora titular do Departamento de Geografia da FFLCH da USP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário