Achei interessantíssima a idéia que a Folha da Manhã já noticiou duas vezes: a intenção do Ministério dos Transportes em ativar o transporte ferroviário de passageiros entre Campos e Macaé e, possivelmente depois, até o Rio de Janeiro.
Entre Campos e Macaé, o interessante é que hoje se estima um fluxo entre ida e volta diária de aproximadamente três mil pessoas. Em função da alta periculosidade deste trecho da BR-101 a alternativa surge como uma excelente idéia. Mais, o percurso pela ferrovia tem aproximadamente 30 quilômetros a menos, ou seja, apenas 70 quilômetros, ou um pouco mais.
Considerando que os trilhos são de bitola estreita e por conta disso não pode ter uma velocidade muito alta pode-se estimar que o trajeto poderia ser feito em aproximadamente 80 minutos, tempo não muito superior ao que se hoje gasta para se fazer de automóvel. Se a linha for modificada e modernizada com bitola larga, este tempo poderá ser reduzido para até meia hora.
Vale lembrar que a concessão da ferrovia feita pelo governo federal vale apenas para o transporte de cargas. Desta forma, os novos serviços ou seriam operados pela, quase ex-RFFSA, ou por outra empresa, em outro novo processo de concessão. Melhor ainda se este tipo de transporte for estendido até à capital. Não sei se haveria viabilidade econômica para tal tipo de transporte. Penso ainda na reação contrária que deverá, ou, já estará sendo feita pela, hoje monopolista Auto Viação 1001.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
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