Confesso que não acreditei na primeira vez que tive acesso a informação de que é este o número de unidades industrias que vão começar a funcionar ano que vem produzindo açúcar e/ou álcool. Porém, checando com quem conhece e atua na área a informação foi confirmada e mais foi dito que deste total, 32, estão localizadas no interior de São Paulo. É a febre do etanol com investidores de todo lado interessado nesta energia limpa e renovável.
Enquanto isso por aqui... fala-se que até 2010 seriam sete novas unidades seriam montadas no estado, porém, pouca gente garante isso. O BID está denominando estas novas unidades de Usinas Tetra. Explica-se pela produção de álcool, açúcar, eletricidade e calor baixo ou vapor para a operação mecânica. Eles ainda consideram que de gorjeta ainda produzem créditos de carbono. Espera-se que, finalmente com este boom, o setor possa produzir riquezas não apenas para os donos e sim para os seus entornos, algo que ainda não aconteceu.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário