Não é coincidência, isso posso garantir. Alguma coisa deve indicar o fato das principais cidades produtoras de petróleo e recebedoras de royalties terem seus ex-prefeitos e parentes próximos como candidatos em seguidas eleições. Em Macaé: o filho Glauco e o pai Silvio Lopes. Em Cabo Frio, antes o filho Marcos Corrêa, morto num acidente automobilístico e agora o ex-prefeito Alair Corrêa. Em São João da Barra, o ex-prefeito Betinho Dauaire. Em Rio das Ostras, o ex-prefeito Alcebíades Sabino. Em Campos, a ex-primeira-dama, Ilsan Vianna e o ex-prefeito Arnaldo Vianna.
Não vou chamar isso de “Plataforma Eleitoral” porque ela daria uma idéia positiva do fato que considero, pela sua essência, de natureza negativa. Talvez, a expressão que melhor substitua o que antigamente era chamado de curral eleitoral seja a de: royalty eleitoral!
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário