O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição pela coligação A Força do Povo, recebeu hoje, às 14h, manifesto de apoio de reitores federais e de diretores dos CEFETs (Centros Federais de Educação Tecnológica).
O encontro aconteceu no Hotel Blue Tree Park, em Brasília. No manifesto, os educadores destacaram os avanços do governo Lula para a educação. Eles esclareceram que não admitem a possibilidade de retrocesso nas conquistas dos últimos anos. Afirmam que não aceitarão o retorno de situações como a que predominou no passado recente. De acordo com a reitora da Universidade Federal de Alagoas, Ana Deyse Rezende Dórea as mudanças feitas pelo governo Lula incentivaram o apoio à reeleição.
Mudou a expansão da universidade, ela cresce, ela se interioriza. Mudou no investimento feito no orçamento, houve um crescimento de 68 por cento do orçamento das universidades. Mudou na contratação dos professores e técnicos, ainda poucos para a necessidade das universidades. E com isso, mudou muito o investimento feito na pesquisa, na extensão das universidades e isso tem permitido que a gente melhore na qualidade do ensino público federal. E tem permitido que uma grande maioria da população que não pode pagar o ensino privado possa ter acesso à universidade pública federal.
Durante o encontro, Lula afirmou que o ensino brasileiro deve ser baseado no tripé escola técnica, universidade e ensino fundamental. O presidente agradeceu o apoio dos educadores e falou que pretende fazer ainda mais.
Nós vamos fazer na educação brasileira muito mais que fizemos no primeiro mandato porque aprendemos. Porque desatamos os nós. Porque a gente aprendeu que é prazeroso investir na educação e nesta combinação que e a escola técnica, a universidade e o ensino fundamental.É a base de tudo. Tenham certeza que não há retorno para a universidade brasileira. Agora ou vai ou racha.E certamente não vai rachar, vai ir.
O Governo petista foi responsável pela criação de 32 escolas técnicas em todo país e pela implantação de dez novas Universidades e 48 extensões universitárias.
Clique aqui e ouça detalhes do encontro.
PS.: Fotos de R. Stuckert e texto da Asessoria de Imprensa de Lula - Luciana Waclawovsky.
Nenhum comentário:
Postar um comentário