Este blog já havia comentado que o acordo entre os dois é mais interessante para o candidato a governador que o de presidente. Porém, também é bom lembrar que em política e eleição há muita coisa para além da matemática dos votos. Me refiro à matemática lembrando que por aqui Lula teve quase 600 mil votos, a mais que Cabral.
Porém, também é verdade, que o fato de, HH, ter sido a segunda colocada no estado, disponibiliza, mais votos para ser disputado pelos candidatos a presidente, neste segundo turno. Contudo, não se deve esquecer que no plano nacional, desde que Lula mantenha os votos que teve no primeiro turno, ele só precisaria de 20% dos votos, que os demais candidatos tiveram no primeiro turno.
Fora da matemática, voltando para a política: Cabral também ganha mais com o apoio a Lula que o inverso. Explico: com o acordo, Cabral dá credibilidade ao discurso, que tentou e não conseguiu passar no primeiro turno, de que ele é uma coisa e Garotinho é outra. Agora, é ainda mais verdade, que com os dois empolgados do jeito que ficaram com o acordo, um quer mostrar que ajudou o outro e ambos se mostrarem vitoriosos sobre Garotinho.
PS.: Foto Ricardo Stuckert - Site Lula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário