quarta-feira, outubro 15, 2008

Agência Reguladora de Serviços Públicos em Campos

Em meio ao turbilhão de denúncias e disputa do voto pelo voto, sem aprofundamentos nas propostas, o blog traz à tona, a idéia da criação de uma Agência Reguladora de Serviços Públicos no município de Campos. A proposta na verdade, é do professor, Hélio Gomes Filho, do Cefet Campos e chegou a ser aprovada, nas primeiras versões, do Plano Diretor de Campos. O ser surgimento decorre do fato de hoje não existir nenhum instrumento para regular as concessões dos serviços de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta e disposição final de resíduos sólidos urbanos (lixo). A idéia era a de que esta agência, em substituição a uma, do emaranhado de gerências, ligadas ao gabinete do prefeito, ao ser criada, também incorporasse a obrigatoriedade do controle social a ser exercido por um conselho de usuários, como inclusive, está previsto, no novo Marco Regulatório do Saneamento, lei 11.455, de 05 de janeiro de 2007. Além do saneamento com água, esgoto e lixo que fazem parte da rede de infra-estrutura urbana do município e, que já são operadas por empresas privadas, sem nenhuma regulação, pudesse, talvez dar conta também da regulação dos serviços de transportes coletivos também concedido à iniciativa privada com regulação completamente frouxa por parte da Emut, Empresa Municipal de Transportes no município de Campos. O objetivo seria cobrar eficiência, regularidade, relação receita-despesa, metas de ampliação e dar voz aos usuários, os munícipes no controle da execução destes serviços. Sem isso teremos, apenas mais um órgão burocrático e corrupto como já vimos em outras esferas de governo. O recurso tem sido usado com eficiência em municípios de médio e grande porte do país. Campos precisa ter um setor público mais profissional, político, na mediada que deve ouvir os diversos atores e mediar os conflitos, sob o interesse público, mas não fisiológico e eleitoreiro como tem sido a prática, inclusive para ter o gordo financiamento de campanha deste prestadores de serviços à população.

18 comentários:

Anônimo disse...

TRE-RJ prende quatro pessoas e recolhe 5.000 panfletos contra Gabeira

Ítalo Nogueira da Folha de S.Paulo, no Rio André Zahar
colaboração para a Folha Online, no Rio
Atualizada às 17h18

Fiscais do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio de Janeiro prenderam quatro pessoas na tarde desta quarta-feira e apreendeu cerca de 5.000 panfletos de propaganda negativa contra o candidato a prefeito do Rio de Janeiro Fernando Gabeira (PV).
Os fiscais também apreenderam 3.000 folhetos com propaganda do candidato a prefeito Eduardo Paes (PMDB), outros 3.000 da vereadora eleita Clarissa Garotinho (PMDB) e 30 faixas com os dizeres: "Sou suburbano com muito orgulho".
Os fiscais encontraram o material em uma Kombi no bairro Fazenda Botafogo, perto de Acari. O veículo estava coberto com adesivos do candidato a prefeito Eduardo Paes (PMDB), e foi localizado após denúncia anônima. Os detidos e os panfletos serão encaminhados para a Superintendência da Polícia Federal, no centro do Rio.
Os presos disseram aos fiscais que tinham trabalhado na campanha de Clarissa no primeiro turno das eleições.
Os panfletos buscavam caracterizar o candidato verde como preconceituoso com o subúrbio por conta das declarações sobre a vereadora Lucinha (PSDB). Em conversa particular ouvida pela imprensa, Gabeira se referiu à candidata como "analfabeta política" e criticou sua "visão suburbana" sobre a polêmica do Lixão de Paciência.
De acordo com o chefe da fiscalização do TRE-RJ, Luiz Fernando Santa Brígida, a apreensão foi resultado de um esquema do tribunal, que colocou equipes em vários pontos das zonas norte e oeste em busca dos responsáveis pela propaganda negativa.
Os panfletos apreendidos nesta quarta-feira eram assinados pela Associação de Moradores do Morro São José da Pedra. Gabeira, que esteve em Acari pela manhã, disse ter localizado uma gráfica que estaria imprimindo o material.
Postado por lucianoaquinoazevedo às 18:52 0 comentários
IR

Anônimo disse...

Á IDÉIA É EXCELENTE. ESPERO QUE A MESMA SEJA COLOCADA EM PRÁTICA, E QUE TENHAMOS PESSOAS COMPETENTES PARA TORNÁ-LA UMA PROPOSTA SÉRIA.
PARABÉNS AO IDEALIZADOR.

Anônimo disse...

Roberto,
Excelente a ideia da criação de uma agencia reguladora de serviços públicos.
Seria interessante, que no debate na TV que estar para acontecer com os candidatos que esse assunto fosse colocado de maneira bem clara e objetiva.
Se implantada essa ideia, mesmo que a media prazo, veriamos com certeza o tal do progresso se instalando por aqui !

Marcus Filgueiras disse...

Prezado Roberto,
Concordo com a sugestão, que poderá dar mais eficiência à participação do usuário. Entretanto, apenas para registro, observo o seguinte:
1. A Lei 11.445/07 dispõe apenas para o saneamento básico (água, esgoto, lixo e drenagem de águas pluviais).
2. A Lei 8.987/95 é a "Lei Geral das Concessões de Serviços Públicos" (abarca, portanto, todos os serviços públicos concedidos) e já estabelecia a fiscalização por representantes dos usuários. Veja:
"Art. 30. No exercício da fiscalização, o poder concedente terá acesso aos dados relativos à administração, contabilidade, recursos técnicos, econômicos e financeiros da concessionária.
Parágrafo único. A fiscalização do serviço será feita por intermédio de órgão técnico do poder concedente ou por entidade com ele conveniada, e, periodicamente, conforme previsto em norma regulamentar, por comissão composta de REPRESENTANTES do poder concedente, da concessionária e dos USUÁRIOS".
3. Moral da história: não se trata de uma disposição nova que não está sendo cumprida de modo eficiente a partir do ano passado, mas desde 1995.

Abraços e, mais uma vez, parabéns
pelo blog. Está verdadeiramente legitimidado como um espaço democrático e pluripartidário.

Anônimo disse...

RETIRADO DO SITE ASPECTOS:

Cena 1 - A secretária de Educação Beth Landim chega a uma escola na Tapera, com toda sua tropa de choque. Pressiona os professores e funcionários a sair às ruas para pedir votos para Arnaldo Vianna. Alguns pensam em denunciar, mas não o fazem.

Cena 2 - A secretária de Promoção Social, na parte da tarde, esvazia a secretaria e pressiona todos os funcionários a saírem em diversos carros para locais pré determinados. Missão: pedir votos para Arnaldo Vianna. Alguém liga para amigos jornalistas. Estes tentam filmar o pessoal panfletando, mas não sei se conseguiram.

Cena 3 - Um carro pára numa rua transversal à principal do Parque São José. Para lá dirigem-se umas 20 pessoas. Fazem uma fila e são atendidas rapidamente. Alguém pega o telefone para ligar (possivelmente para a Justiça Eleitoral). O motorista do veículo despede-se dos que ficaram e vai embora. Nos vidros, plásticos do 12.
Estas cenas são reais e diárias.

**** ISSO É UM ABSURDO TEMOS QUE DENUNCIAR ESSAS PESSOAS!!! ****

Anônimo disse...

Caro Prof Roberto,

Eis um bom tema para ser debatido à exaustão. A princípio, fico preocupado com o surgimento de mais um órgão, que conseqüentemente precisará de colaboradores, ou seja a máquina administrativa vai crescendo...e a receita, não sabemos até quando suportará. No entanto, é uma idéia e, precisa entrar no foco de debate junto às entidades organizados. Um ponto que acho interessante é, após as eleições, definidos o Executivo e todo o Legislativo, às entidades mais expressivas e, com boa representatividade perante a sociedade, convidar os eleitos para um debate sobre gestão. Cobrarmos, independente de posição partidária posição séria, a adoção de medidas que possam demonstrar com clareza onde e como está sendo aplicado o erário público. A apresentação da parte deles das prioridades. Em especial, solicitarmos do Legislativo a apresentação de todos os funcionários lotados naquela casa, sejam os concursados ou nomeados. Verificarmos a questão do nepotismo. Afinal de contas, nós os elegemos e, segundo a constituição são os representantes do povo, logo, cabe, a nós o povo, a cobrança com base, com seriedade. Trazermos a mídia para o nosso lado, pois político tem medo da mídia quando ela está ao lado do povo. Estou em Campos a pouco tempo, mas, sinto que precisamos nos organizarmos para cobrarmos com mais eficácia e sabedoria, para não ficarmos depois apenas chorando o leite derramado. Forte abraço a todos. Obs.: percebeu que para este tema, até o momento não surgiu nenhum comentário? É questão cultural.

Marcos Valério Cabeludo disse...

Gostei muito da proposta, e gostaria de implementar com mais uma: Vamos formar uma ageência reguladora de todos os serviços! Existe o amparo legal?
Abç!
Marcos Valério da Silva.

Anônimo disse...

"Clarissa se surpreendeu com a apreensão. “Estou indignada, minha estrutura de campanha já foi desmontada e não tenho nada a ver com isso. Não fiz campanha para ninguém no Rio, nem botei o número 15 em meus panfletos. Não tenho nada contra o candidato do PV. O Gabeira merece todo nosso respeito”, disse ela".

Ricardo Villa Verde - O Dia - 16/10/08

Anônimo disse...

Acredito que se a candidata do 15 ficar como Prefeita, a idéia será muito bem vinda e aceita, agora se o 12 ganhar... (coisa q não acredito) daria uma viagem para o Nepal só de ida para quem deu essa idéia.

Ao longo dos anos já vimos que transparência não é o forte desses 2 últimos governos de Campos.

E a história do portal da transparência???? Tô rindo até hoje ao ter ouvido ele falar aquilo.... Foi a piada da noite!

É uma pena Professor Roberto que uma boa parte da população não tem acesso e não entende os meandros da política, se Campos fosse um lugar de pessoas esclarecidas, não teríamos segundo turno, quanto mais segundo turno sub júdice, muito menos teríamos candidato de tantos predicados negativos como esse do 12.

Anônimo disse...

É, pena que a gente não vê isso acontecer em nossa cidade. Mas, tenhamos esperança.

15/10/08 - 10h24 - Atualizado em 15/10/08 - 10h30


Acusado de fraude, irmão de PC Farias é preso em AL

Da Agência Estado

A Polícia Federal de Alagoas deflagrou hoje pela manhã a "Operação Voto Nulo" e prendeu o prefeito Rogério Farias (PPS), do município de Porto de Pedras, a 100 quilômetros de Maceió. Ele foi reeleito nas eleições de 5 de outubro, mas é acusado de fraude eleitoral e deve ter o mandato cassado. A operação teve como alvo o reduto eleitoral de Rogério, irmão de PC Farias, ex-tesoureiro da campanha presidencial de Fernando Collor (PTB).



A prisão do prefeito foi confirmada pela PF. Segundo o superintendente substituto da Polícia Federal em Alagoas, delegado Nilton Ribeiro, o prefeito deve ficar preso na carceragem da PF. Ribeiro informou que as ordens de prisão foram expedidas pela Justiça Eleitoral, depois de comprovado o alistamento fraudulento de eleitores em Porto de Pedras e Barra de Santo Antônio, onde a mulher de Rogério, Rume Farias (PPS), é prefeita e foi candidata à reeleição nas eleições de 5 de outubro.

Anônimo disse...

Agora é oficial Roberto.
PHS apoia Rosinha.

Anônimo disse...

Roberto, o que é necessário para que essa idéia seja efetivamente colocada em prática? A melhor forma de inibir os abusos é o tão conhecido "vigiar e punir". A falta de vigilância e a certeza da impunidade é o real motivo do desgoverno e dos grandes esquemas de corrupção de nossa cidade. Isso tem que acabar!

Anônimo disse...

Só um relato.

Anteontem, em frente à rotatória de fronte à UENF, dois tratores de esteira começaram a abrir uma clareira no meio do mato como se fosse abrir uma avenida em direção ao Jockey/Flamboyant. Mais tarde haviam vários carros adesivados do candidato Arnaldo Viana. Todos tiraram fotos, ergueram bandeiras, fizeram festa, etc. Ontem as máquinas estavam paradas e, hoje, há pouco, chegou uma carreta para recolher os tratores de esteira. Será que alguém sabe explicar qual o intuito desse circo???

Anônimo disse...

Cadê a pesquisa IBOPE em Campos???

Quero saber do resultado logo!!!

Anônimo disse...

Roberto,

O que está acontecendo em Campos está fora do controle!

Segunda de manhã coloquei dois plásticos da Rosinha no meu carro ás 07:00 na manhã quando estava indo para o trabalho!

Na Formosa quase chegando na Rua Barão de Miracema, um Uno Branco cheio de adesivo do 12 e com uma caixa de som em cima no carro me fechou na maldade e quase me jogou para cima da calçada, na hora fiquei muito nervosa, pois quase provocou um acidente já que na calçada haviam pedestres e tal...

Hoje Quinta feira mais uma vez levei uma "fechada" de um saveiro prata com o mesmo adeviso...

TOTAL FALTA DE RESPEITO!!! Eles estão perdendo a noção!!! É O DESESPERO DE SABER QUE JÁ PERDERAM A ELEIÇÃO!!!

*** Uns amigos e meus pais, me aconselharam a retirar o adesivo, mas eu NÃO TIRO NÃO, e luto até o fim por ROSINHA!!! ****

15!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Prezado Roberto:

Acho a idéia de se criar a Agência Reguladora de Serviços Públicos tanto oportuna, pelo ambiente político-administrativo transitório se mostrar flexível a tal implantação, como indispensável, na medida que o usuários dos serviços poderão participar das discussões que resultarão em uma nova política reguladora.
Quero destacar que sou usuário do transporte público e há anos venho expondo a minha indignação contra as autoridades que mostram total descompromisso pela melhoria do sistema.
A precariedade dos ônibus, a elevada e desproporcional tarifa centro-distritos e vice-versa, descumprimento de horários, excesso de gratuidades e falta de fiscalização, dentre outros,- por acaso-, não resultam de uma superficialidade política de parte dos governantes e da ausência de importantes setores interessados nas discussões ?
Vamos esperar que quem for responsável pelo comando político do município de Campos a partir de 2009 se mostre sensível a aproveitar tão brilhante sugestão - capaz de disciplinar de vez os serviços públicos municipais - criando a agência rapidamente.

Parabéns pelo blog - um presente diário para todos !

Silva-Campos, em 16/10/08

alverlangdes@hotmail.com

Anônimo disse...

PEsquisa Ibope:

49% Rosinha
36% Arnaldo

12 é a volta de Arnaldo Vianna!
Pra Brasília!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Meu caro Roberto!
Aí neste caso iria acabar com a festa tipo farra das empresas que prestam serviço a prefeitura e covenhamos, isso não é legal, temos que manter esta e outra boquinhas.
Pelo continuísmo e cada vez mais e mais mamatas.
Venha quem vier, temos que manter o status quo!
Arnaldo Matheus