65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
domingo, outubro 12, 2008
Centro x periferia no 2° turno
Embora sejam candidatos bem diferentes (os quatro – dois a dois) não só em conteúdo, postura/perfil e trajetórias políticas, a divisão por bairros e regiões dos municípios, os votos recebidos pelos candidatos selecionados para irem ao segundo turno, no Rio é “relativamente” parecida com a de Campos.
Antes que reclamem, o blog vai insistir que a comparação não é entre os candidatos e sim entre os apoios pela localização dos bairros e regiões do município. O blog se refere ao fato de que tanto lá como cá, um candidato é majoritário nos bairros da elite e classe média e outro nas periferias.
A maior diferença talvez sejam as razões para a elite ou classe média fazerem suas escolhas. Por outro lado, o blog considera impertinente e pueril, a interpretação dos motivos da periferia fazerem suas escolhas.
Além do abandono e da baixa qualidade das políticas públicas na periferia, tanto lá como cá, há que se considerar, no caso específico de Campos, que tanto uma classe quanto outra foram cooptáveis ou não, pelas benesses da viúva. Atribuir baixa qualificação ou inteligência nesta escolha é, além de preconceito, pouca inteligência e oportunismo de quem formula esta conclusão.
Antes de terminar, talvez seja oportuno também observar que desenho semelhante, em termos de apoio político acontece na capital paulista. Kassab na elite e classe média e Marta Suplicy na periferia. Também são personagens diferentes com conteúdos, perfis e trajetórias políticas distintas dos candidatos do Rio e de Campos.
Bom esclarecer que estamos falando de vontade majoritária dos votos e não de exclusividade. Se o fato, vale para as médias e grandes cidades brasileiras, onde são maiores as áreas urbanas e as periferias que lhes servem, isto quer dizer algo, que muito provavelmente terá grande peso nas próximas eleições.
Observemos os próximos desdobramentos. Porém, façamos isto, mais sob o ponto de vista político, do que sob a questão eleitoral, porque, é evidente que os candidatos que abocanharem um naco maior da área de influência dos seus adeversários serão, daqui a duas semanas, os vencedores do segundo turno.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
18 comentários:
Meu voto é válido. 15.
Isso tudo na prática é diferente Roberto.....a compra de voto já corre solta e isso sim muda tudo...foi assim na eleição passada e ninguém está fazendo nada, inclusive promessa de emprego p mim tb é compra de voto e promessa de demissão tb e sendo assim isso q falou cai tudo por terra, abçs
É, na verdade, Arnaldo tem facilidades nas areas mais nobres de nossa cidade, pois esta é a classe que mais se beneficia das ilicitudes da prefeitura, porem vale salientar que os votos de Rosinha+Odete sao superiores aos de Arnaldo nessas zonas.
Nas areas mais carentes o descaso e abandono da prefeitura é o maior motivo para a inexpressiva votação de Arnaldo, sao essas as classes que mais sao massacradas. Um exemplo é guarus, que teve seu bairro revolucionado durante a gestao de Garotinho, com calcamento de quase todas as ruas, construcao de creches, escolas, CQVs e postos de saude. Nos ultimos anos, pouco foi feito por estes bairros, e a população nao esquece. Os mais nobres sao os donos de empreiteiras,empresas que prestam servico a prefeitura e os que ocupam os cargos de confianca, ou seja, lucram muito mais!
Os terceirizados que ganham 500 conto por mes, sao apenas mao de obra eleicao e votos!
Nao sabemos se com Rosinha vai mudar, mas sabemos que com Arnaldo nao muda!
ESTÁ TÃO CLARO COMO SOL A PINO, QUE NÃO HÁ IMPARCIALIDADE NESTE BLOG... TOTALMENTE TENDENCIOSO PARA A CANDIDATA DO CORONEL BOLINHA. VEJAMOS: OS DESEMBARGADORES DO TJ/RJ E OS MEMBROS DO TCE, SÃO APROVADOS (SANCIONA OU VETA) POR QUEM? (GOVERNADOR) - RESPONDA ESSA PERGUNTA: "QUANTOS DESEMBARGADORES E MEMBROS DO TCE FORAM "APROVADOS" PELOS GAROTINHO?" - DAI SURGEM AS DEICSÕES "SUPERFICIAIS" (TERMO UTILIZADO POR MINISTRO DO TSE). QUESTIONAR VOTOS DE CLASSES SOCIAIS NÃO VEM AO CASO NO MOMENTO... O QUE DEVE ESTAR EM MENTE É A DERRUBADA DO IMPÉRIO DO PEQUENINO DA LAPA. ABRAÇO DO "SURTO"
ARNALDO = POMBO
ROSINHA GAROTINHO = GAVIÃO
QUAL TEM MAIS FORÇA (DINHEIRO)?
ATIREM NO GAVIÃO....
Comentarista das 5:18, vulgo SURTO,
o sol a pino trás bastante claridade, mas se exposto ao mesmo por muito tempo ocorre insolação e com ela não se raciocina claramente. O blog não é tendencioso e sim democrático.
Discordo quando você diz que o que deve estar em mente é a derrubada do império do “pequenino da lapa”. Precisamos nos unir para derrubar todos os impérios, não importa quem seja o imperador. E no momento, ou melhor, há mais de seis anos, são outros impérios que estão crescendo e na mesma proporção cresce o sofrimento do nosso povo.
Ou será que o “SURTO” não está preocupado com o bem estar da população? Talvez apenas com a queda de seu desafeto político.
Eleitor Consciente.
Uma pequena correção: o sol a pino traz... (com z – verbo trazer)
Eleitor Consciente.
deep fast...
Estou cada vez me supreendendo mais com os cabos eleitorais do 12, como o dinheiro traz cegueira a algumas pessoas.
Quanto ao TSE, o ministro Ayres afirmou que a nao prestacao de contas(caso do imaculado arnaldo) geravam outro crime, IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA e so nao indeferiu por conta do minitro MArcelo.
Dizer que garotinho nomeou os juizes do TCE...nem vou comentar
mas voce está sugerindo que Arnalo prestou as contas e o juiz sumiu com os documentos?
o ministro do TSE afirmou que ARNALDO NAO PRESTOU contas.
Observem, ele sequer mandou as contas.O TRE tem pressa em receber e enviar os documentos, para evitar os gastos desnecessarios com um eventual 2ºturno.
Quanto a comparacao POMBO GAVIAO
cara usa a criatividade...
Arnaldo sumiu com 1BILHAO de reais e nao prestou conta!
pombo,gaviao... que analogia barata...
Em tudo há "princípios de origem e ordem", e em política, como em qualquer questão econômico-social, não poderia ser diferente. Alguns princípios econômicos colocados como "verdades", como o que acontece agora no mundo na ordem econômica, são colocados por terra, estes não se sustentam por muito tempo. Só um princípio verdadeiro se mantém. Na política um dos princípios básicos é o da luta de classes. Por vezes escondida e sorrateira, por outra escondida das multidões, por questões óbvias. Garotinho sempre se colocou a favor da classe desfavorecida, sua política começou contra os coronéis e usineiros (que escravizam até os dias de hoje), as políticas públicas desenvolvidas por seus governos (quer gostem ou não), sempre foi dirigidas a classes menos favorecidas (alguns julgam como populistas), por isso, é natural que tenha a simpatia destes. Arnaldo e Mocaiber não desenvolveram nenhum projeto social sério (apesar do enorme orçamento) que pudesse credenciá-los a defensores das classes mais oprimidas. Oriundos de uma classe mais privilegiada da sociedade priorizava-a de forma irresponsável e quando desenvolviam algum projeto social, não tinham como principal objeto de atender aos necessitados, pois faltava-lhes, o princípio moral e de justiça. Se houve estes sentimentos não se pode perceber, pois que logo se perdeu nos mais infames desejos da natureza do homem, deixando-se vencer pela ganância, pela arrogância e pela imoralidade. É verdadeiro, e sempre será, que sempre irá existir esta luta, mesma escondida por quem detém o poder e o controle das massas. É natural que a região de Guarús (no qual pertenço) e periferia, tenha em Garotinho seu representante, pois que Arnaldo e Mocaiber nunca o foram, como também é natural que a classe mais abastada de nossa sociedade tenham em Arnaldo e Mocaiber seus representantes. Isso faz parte do sistema Demo- crático. A questão é que a massa desfavorecida é maior, e não adianta fazer-se de representante dela quando não é, falta-lhes a legitimidade, soam com falso e enganoso. A política “de cooptação” tem validade, mas é limitada, pois que não se pode comprar todo mundo. Em Campos de cooptou parte de judiciário, OAB, instituições sociais, empresariado, órgãos de imprensa e alguns cidadãos, mas não será suficiente, ainda que tenha se formado um grande “exército de mercenários”...
Li no blog urgente uma nota a qual a professora Odete e o PCdoB dizem que ela não está apoiando ninguém (isso já sabemos) e que o Márcio não faz parte da juventude do PCdoB e nem da militância do mesmo. Ela também diz que Rosinha está mentindo. Não entendo este argumento da professora que ao invés de se mostrar realmente neutra, fica fazendo declarações para favorecer a um candidato e repudiar outro. Ela também deveria parar de fazer campanha eleitoral, pois já não é mais candidata e ainda fica dizendo que disputará outro turno Onde está o excelentíssimo Juiz). Que turno? Ela não vê que perdeu a eleição e que se fosse um pouco mais sábia, mantería-se realmente neutra? Quem está falando a verdade? Odete (que não quer apoiar ninguém ou o "representante" da juventude do PCdoB? O fato é que hoje vemos no cenário político partidos rachados, divididos onde o comando dos mesmos indicam apoio a um determinado candidato, enquanto grande parte dos seus comandados optam por apoiarem àqueles que melhor se identificam. É o caso da ex-ministra do PT, que está apoiando Gabeira, enquanto Lula e uma boa parte do PT estão apoiando o Paes. E aí, o que dizer? Se ele de fato não é da juventude, realmente não pode afirmar, dizer e nem usar o nome do partido. Agora, atribuir isso a candidata como sendo mentirosa e enganadora, penso que é demais.
Vejamos também o que a nota diz a respeito do Jornal O Diário:
"sem sequer este jornal ter cumprido a norma jornalística de ouvir a parte do PCdoB". Isso também concordo, mas o que dizer então da Folha da Manhã, que vive publicando calúnias, falsos testemunhos e "enganando" seus leitores?
Informando pesquisas falsas, inverdades sobre o casal Garotinho (pois até que se prove o mérito da questão, ninguém é culpado - vê o caso de Arnaldo no TSE, ainda está sub-júdice, porém, já foi julgado e condenado por outros tribunais).
Perfeito o texto do sincero.
Parabéns !
Acrecentaria, ressaltando(está nas entrelinhas) apenas que uma parte dessa classe abastarda, retornam no tempo e sem falar, se comportam como , condes, viscondes, baroes, divas, baronesas, coroneis, capitães do mato... enfim uma casta, que nos tempos atuais é absolutamente inutil.
Não acrecentam nada a nada !
Nem desfilando na "marques de sapucaí"!
Acho que nada contra a Rosinha deve ser publicado aqui, o dono do blog não gosta, o blog é dele, se ele não quis postar a nota da professora porque vcs ficam tocando neste assunto?
Domingo, Outubro 12, 2008
PCdoB desmente Rosinha
O Diretório Municipal do PCdoB, partido da candidata à Prefeitura de Campos no primeiro turno, Odete Rocha, divulgou nota hoje desmentindo a candidata Rosinha Garotinho (PMDB), que, segundo o partido, afirmara que a juventude da sigla comunista apóia a sua candidatura no segundo turno. Confira a nota:
PC do B DESMENTE DECLARAÇÕES DE ROSINHA GAROTINHO
O PC do B de Campos e a sua candidata a Prefeita, Professora Odete, vem através desta nota desmentir e repudiar as notícias veiculadas, ontem(11/10) na televisão e hoje (12/10) no jornal "O Diário", nas quais a candidata Rosinha Garotinho afirma "ter o apoio da juventude do PCdoB".
A professora Odete e o PCdoB municipal de Campos, como também o PCdoB estadual, NÃO APOIAM nenhum dos atuais participantes do segundo turno, conforme decisão por unanimidade, tanto da sua direção municipal, como da coordenação da campanha da professora Odete, com o total apoio da Direção Estadual e de toda a militância envolvida na campanha. Decisão esta amplamente divulgada pelos meios de comunicação na última sexta feira (10/10).
O auto-intitulado representante da "juventude do PCdoB", Marcos Vinicius Rodrigues, na verdade não é representante desta, não é militante do PC do B, nem sequer participou da campanha da professora Odete, ao contrário do que foi publicado, no jornal "O Diário", sem sequer este jornal ter cumprido a norma jornalística de ouvir a parte do PCdoB. Nem este cidadão, nem ninguém, tem respaldo ou autorização para falar em nome da Professora Odete, do PC do B ou de "sua juventude" para declarar apoio a qualquer outro candidato. Cabendo medidas judiciais por parte do PC do B contra quem assim de má fé proceder.
A candidata Rosinha Garotinho, com esta atitude confunde e ilude o eleitorado de Campos, buscando artificializar um apoio QUE NÃO TEM, nem da professora Odete, nem do PCdoB, nem "da sua juventude". ALERTAMOS à população de Campos para que não se deixe enganar com falsas declarações. O povo de Campos está cansado de MENTIRAS.
Campos dos Goytacazes, 12 de outubro de 2008"
Postado por Vitor Menezes às 16:46 5 comentários Marcadores: campos, eleições 2008
Aos que dizem que o blog não é imparcial não devem ter lido o artigo em que o Roberto Moraes escreveu e disponibilizou aqui no blog sobre a imparcialidade. Sou estudante de Direito e um bom curso de Direito mostra ao aluno desde o 1º período que a imparcialidade não existe, um juiz irá se influenciar seja pelo quadro político, seja por algum fato que viveu na infância similar ao que está julgando, enfim. No caso o texto do Roberto Moraes, foi em relação aos meios de comunicação, ele deixou claro que analisa a partir de um determinado ponto de vista, mas que a imparcialidade não existe.
Sou a favor de uma mudança e a única opção que me restou foi Rosinha e assim como o anônimo das 8:36 PM eu também concordo com o Sincero. Sou morador de Guarus e as gestões pós-Garotinho nada de concreto fizeram pela região, e nem me limito ao chamado populismo, se hoje existe o HGG o idealizador foi Garotinho, se temos ruas e avenidas urbanizadas e que hoje se encontram abandonadas o responsável também é Garotinho. Apenas um desses exemplos, primeiro ocorre a construção de estações de tratamento, se gasta com comerciais na TV e depois sim inicia as obras da rede de coleta de esgoto, devagar quase parando, pelo menos aqui em Guarus tem sido assim, mesmo que responsabilidade seja da concessionária o poder público quem deveria fiscalizar, afinal nós pagamos. Caso vocês possam fazer uma simples observação pela cidade, reparem quantos carros usados ou velhos mesmo, como costumamos dizer, vocês vêem pela cidade com adesivo do Arnaldo Vianna e geralmente de qual candidato é o adesivo de mansões de dois andares, enquanto a casa vizinha é uma pequena casa caindo aos pedaços??
Ajuventude do PC do B está com a Rosinha sim, e essa professora Odete também mostra o seu lado. Só que ela não pode revelar senão perde seu eleitorado assim com Feijó quando apoiou o grupo do Arnaldo no passado.
Professor, assim como comentei ontem aqui neste espaço que havia uma nota do PC do B e da Odete no blog do Cláudio Andrade negando o apoio a Rosinha e chamando-a de enganadaro e mentirosa, argumentei sobre o caso, tanto aqui, quanto lá no blog. O senhor foi criticado por um colega, de que o senhor era tedencioso a Rosinha e por isso não havia postado nada aqui. Gostei da sua atitude, até mesmo por ser teu ex-aluno, sei da sua indole e do seu caráter e sei também que o senhor primeiro procura ver a veracidade das informações, para que posteriormente possa publicar. Pois bem, coloco abaixo, a nota da UJS publicada no mesmo blog, desmentindo o PC do B e Odete e afirmando o apoio a Rosinha.
Segue abaixo a nota reproduzida do blog do Cláudio Andrade, postado às 12:10.
UNIÃO DA JUVENTUDE SOCIALISTA EMITE NOTA OFICIAL.
Campos dos Goytacazes, 13 de Outubro de 2008.
NOTA OFICIAL
A União da Juventude Socialista (UJS) vêm por meio desta ratificar publicamente a posição consensual e unânime – aprovada pela direção municipal, legalmente amparada por nosso estatuto - em apoiar a candidata Rosinha no segundo turno das eleições em Campos.
A UJS reafirma seu apoio à candidata Rosinha por entender que não deve se abster na atual conjuntura política de Campos. Esse é um momento político importante e decisivo, onde a apatia política e/ou a abstenção não contribui para colocar nossa cidade no rumo do desenvolvimento.
É verdade que a União da Juventude Socialista (UJS), por meio de seus dirigentes e quadros, apoiou à candidata Professora Odete no primeiro turno das eleições, participando ativamente de sua campanha e coordenando as ações políticas na área da juventude.
É verdade, também, que a UJS optou por apoiar Rosinha no segundo turno, por acreditar que esta candidata é a única no atual cenário político que representa o projeto mudancista na qual defendemos no primeiro turno das eleições.
É verdade que membros da UJS ligados organicamente ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), que inclusive são membros da referida direção partidária, seguirão a deliberação aprovada por nossa organização de apoiar a candidata Rosinha no segundo turno.
É verdade que Marcos Vinícius Tavares é fundador da UJS no município e foi eleito presidente de honra da nossa organização durante o 3º Congresso Municipal da UJS, realizado no último mês de junho. É um importante quadro político, que sempre esteve presente nas grandes batalhas de nossa organização, como na luta contra o fim do passe-livre e nas vitórias conquistadas no movimento estudantil.
Ressaltamos, ainda, que Rosinha foi a única candidata a se comprometer com as reivindicações da UJS e de toda a juventude campista, como a garantia do passe-livre, a fiscalização da lei da meia-entrada, a criação de uma política de primeiro emprego, a implantação de um programa de estágio remunerado para universitários, a moralização e democratização do programa de bolsas universitárias, entre outras.
Por fim, declaramos que defenderemos a nossa posição política com convicção, firmeza e com a mesma coragem que nos fez derrotar a ditadura militar e derrubar o Collor, com a mesma coragem que nos faz ser a juventude cara-pintada que esteve presente em todos os momentos decisivos no Brasil.
Saudações a quem tem coragem!
André Lacerda
Presidente Municipal - UJS Campos
Arnaldo França Vianna (Campos dos Goytacazes, 4 de novembro de 1947) é um político brasileiro.
Foi vereador em Campos (1993-1996), vice-prefeito (1997-1998) e prefeito de Campos (1998-2005). Foi aliado de Anthony Garotinho, sendo vice-prefeito do mesmo, rompeu com este em 2001. Em 2004, apoiou o candidato Carlos Alberto Campista que disputou o segundo turno com o aliado de Garotinho, Geraldo Pudim. No meio da eleição mais agitada da história de Campos, chegou a ser cassado por denúncias de superfaturamento de shows. Arnaldo encerrou seu governo em meio a diversos escândalos de corrupção. Em 2006 foi eleito deputado federal pelo PDT, mas teve que conseguir na justiça o direito de tomar posse, já que sua candidatura fora impugnada devido às contas reprovadas de sua gestão como prefeito. No final de 2007, Arnaldo se viu novamente envolvido em denúncias de corrupção, dessa vez por causa de contas no exterior que teriam mais de U$ 35 milhões depositados. No entanto, deixou a prefeitura de Campos com 86% de aprovação de seu eleitorado (Isso é uma Vergonha para a cidade de Campos), segundo pesquisas realizadas (sabe-se lá qual instituto fez esta pesquisa) logo após sua tomada de posse como deputado federal. Prova disso é que para ser eleito a tal cargo político, contou com votação expressiva dos campistas desorientados que acreditaram em seu discurso vazio.
Isso é uma vergonha para a nossa cidade, em ver o maior site de pesquisas da Internet falar isso de nossos eleitores (desorientedos e que acreditam em discursos vazios).
Sei que a ex.Governadora Rosinha, não pode ficar de fora de denúncias, como as do uso de cheque cidadão e outros programas sociais para favorecer a Geraldo Pudim na eleição passada.
Hoje, 13/10/2008, diante destas duas candidaturas a Prefeitura de minha cidade, não posso votar em outro candidato que não proponha mudança.
Sendo assim, o meu voto se ocorrer o segundo turno, o que acredito que não acontecerá pois agora já têm vários Orgãos solicitando e cobrando agilidade nesta definião (MPF, MPE, PGRJ).
Não me resta outra opção a não ser a ROSINHA.
Se eu votar em branco ou nulo, pode ocorrer como nós sabemos a famosa compra de votos, que já se é esperada por grandes empreiteiros, vereadores,... que vai beneficiar o candidato Arnaldo.
Parabéns Prof. Roberto.
Postar um comentário