quinta-feira, outubro 09, 2008

Os comunistas e suas legendas

Os dois partidos comunistas que concorreram às eleições no município de Campos tiveram resultados que merecem análise. Por terem tido baixa votação dos candidatos a vereador, suas legendas tiveram mais votos que a da soma dos candidatos. No caso do PCB, aliás, apenas um. A legenda do PC do B alcançou 1.361 votos, enquanto a soma dos seus dez candidatos chegou a 1.106 votos. No caso do PCB a legenda fez 160 votos e o seu único candidato a vereador 123. Os dois partidos foram os únicos em Campos, onde os votos de legenda foram maiores que os nominais. Os votos de legenda do PC do B só foram menores do que as das coligações do PDT (Explode Coração) com 6.714 votos e Pacto Democrático, do PMDB, com 7.977. O fato se explica também, além da baixa votação dos seus candidatos a vereador, por ter sido a primeira vez que o voto no vereador foi dado primeiro, do que o do prefeito e assim, muita gente votou na legenda de vereador, pensando estar votando no seu (sua) candidato(a) a prefeito(a).

9 comentários:

luis cesar disse...

Se essa explicação procede, acho que seria melhor se no Brasil o voto passasse a ser facultativo. Se o eleitor vai pra urna e não sabe o que está fazendo, que fique em casa.

Anônimo disse...

Eu acho que esse negocio de partido nao conta muito pois meu candidato a vereador mudou de partido e mesmo assim votei nele por ele e nao pelo partido

VCabral disse...

luis cesar,

tenha certeza de que esse fato realmente pode ter acontecido. A grande massa popular ainda tem muito caminho a percorrer antes da chegada ao nível que se espera. Outra situação,mais remota, porém também passível de acontecimento, é a distração no momento do voto. Eu por exemplo, intuitivamente, e distraída com o alvoroço da seção, cheguei a digitar o 13 na tela do voto para prefeito...

rodrigocherene disse...

Cazuza tinha Razão

veja a música abaixo


IDEOLOGIA

Meu partido
É um coração partido
E as ilusões
Estão todas perdidas
Os meus sonhos
Foram todos vendidos
Tão barato
Que eu nem acredito
Ah! eu nem acredito...

...

Meus heróis
Morreram de overdose
Meus inimigos
Estão no poder
Ideologia!
Eu quero uma prá viver
Ideologia!
Eu quero uma prá viver...

...

PAZ

Anônimo disse...

Do PCB não posso falar pq nao tenho conhecimento de causa, mas o PC do B lança uns candidatos a vereadores que nada tem a ver com sua filosofia, na eleição passada ficou famoso o fato de um deles estar comprando votos, neste ano o mesmo candidato veio por outro partido.
Já nesta eleição podemos ver o nome de um drogado conhecido na cidade, é só falar palavras de ordem que se vira comunista? Acho que o partido não deveria lançar quem prega seus príncipios e sim quem os executa.
Não citei nomes pois postarei como anônimo e não seria correto.

Anônimo disse...

lufesoba said...

é verdade que em varios postos de saude que existem nos bairros os funcinarios tercerizados que ainda restam foram obrigados a fazerem caminhadas e mais caminhadas a favor do arnaldo e ilsan?

Essa pergunta foi postado em outra notícia, mas irei responder aqui.
É verdade sim, inclusive onde trabalho se pediu para essa semana os funcionários irem nas casas das ruas próximas pedirem voto para o Arnaldo, antes mesmo do popozão ser julgado.
Se antes foi apenas caminhada, agora vão pegar ainda mais pesado.

Anônimo disse...

Roberto, esse total de votos dos candidatos do PC do B inclui a votação do André Codé? Ele teve aproximadamente 286 votos, mas não foram computados pelo TRE pois aguarda decisão de recurso (documentação). Assim, se o recurso foi aceito o PC do B teria o 1.392 votos como soma dos vereadores, logo, um pouco mais que a legenda. É só um detalhe porque não modifica em nada a sua análise.

Acrescento que senti falta durante a campanha de um pedido da Odete para o voto de legenda. Muitos que conheço, votaram conscientemente nela, não tinham candidato a vereador e estavam tendendo a anular esse voto.

Abç!

Anônimo disse...

"Já nesta eleição podemos ver o nome de um drogado conhecido na cidade, é só falar palavras de ordem que se vira comunista?"

Se o candidato usa drogas, nao quer dizer que nao possa ter uma ideologia, apesar que as drogas devem lhe atrapalhar. Mas se usa ou não o problema é dele. O q é lamentável é ver alguem postar isso aqui .
o fato é : ter no nome do partido " comunista ou socialista, naqo quer dizer que o partido seja.
O PCdoB faz alianças com Rosena Sarney, Mão santa,apoiou Pudim em 2004 , apoia vários partidos burgueses. Votou pela absolvição de Renan Calheiros, faz da UNE e UBES, fábricas de carteirinhas. De comunista não há nada.
O mesmo acontece com o PCB
Isso nao quer dizer que nao tenham militantes honestos, com alguma ideologia apesar disso ser minoria absoluta.

"Só é marxista aquele que estende o reconhecimento da luta de classes ao reconhecimento da ditadura do proletariado" - V.I. Lênin

Anônimo disse...

Ter ideologia e não pratica-la dá no mesmo de não te-la.
O consumo de drogas financia boa parte da violência e crimes urbanos, qual a diferença desse tipo de caso para um corrupto?
E se o partido quer honrar suas diretrizes deveria pensar nisso na hora de escolher seus candidatos, assim como bem mencionou o anônimo de cima, um partida de esquerda apoiar uma Roseane Sarney não pode ser levado a sério, mas temos uma democracia nova e ainda há tempo de reverter a situação.