65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quinta-feira, julho 15, 2010
Leitora que reclamou da 1001 no blog recebe ligação da empresa e da Fetranspor
A professora Maria Amélia que reclamou aqui no blog, no dia 9 de julho, da Auto Viação 1001 em função de diversos problemas na viagem entre o Rio e Campos, escreveu agora há pouco, no espaço do comentário da mesma nota:
"Prezado Roberto,
Em relação à reclamação que levou aos comentários sobre a má conservação de ônibus da 1001 e os mosquitos-passageiros, tenho a dizer que recebi, hoje, 15 de julho, dois telefonemas: o primeiro, da Fetranspor; o segundo, da Auto Viação 1001. Nas duas situações, pessoas altamente educadas me pediram desculpas pelos contratempos da viagem. Ao enfatizar que o fato mais relevante, para mim e outras pessoas que se manifestaram no seu blog eram os mosquitos,o representande da 1001 me disse que a empresa havia entrado em contato com a Prefeitura de Campos, solicitando providências acerca de um terreno baldio nas imediações da garagem e a passagem de um carro "fumacê" no local. Cada vez mais acredito ser necessário reivindicar nossos direitos de consumidor. Pelos danos que me causou- atraso a compromisso- a empresa me enviará um bilhete de passagem para o mesmo itinerário.
Atenciosamente,
Maria Amelia."
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4 comentários:
Professor Problemas com a 1001 são antigos. Por ocasião de uma viagem levei 10 livros meus para um trabalho que deveria ser feito na Empresa com sede no Rio. Para tal, tomei todo cuidado, enrolei em sacolas plásticas e coloquei em uma bolsa de viagem pequena. No retorno para Campos não consegui viajar com esta bolsa dentro do ônibus. Fui orientada pelo morotista a coloca-la no espaço externo. Com a forte chuva o espaço foi, por furo no fundo do ônibus, TOTALMENTE ALAGADO...mostrei a situação ao motorista pois os livros ficaram muito molhados, folhas borradas...Muitos reclamaram de suas roupas...Um caos! Fiz reclamações formais, efetuaram contato pediram desculpas e disseram não poder ajudar pois os livros não tinham nota fiscal!!!!!!!PASMEM! Perdi os dez livros!!!!!!! Desculpas não bastam! Precisamos de outra Empresa...Concorrência faz bem!
Maria Amélia, concordo quando você diz da necessidade do exercício dos nossos direitos(somos exceções, sabia?). Em última análise, é esse exercício que fará com que as empresas sejam mais eficientes, os políticos menos corruptos (ou que tenhamos menos políticos corruptos ).
Em relação ao problema da 1001, viajo quase semanalmente ao Rio - às vezes mais de uma vez por semana- e, assim como você,já fiz diversas reclamações e também já recebi passagem "gratuita" e ligações educadas como "compensação".
No entanto, o problema principal da 1001, para todos nós, é o MONOPÓLIO, a falta de CONCORRÊNCIA. O que a Fetranspor ou a ANTT tem a (não) dizer sobre isso? O que nós, consumidores, temos a (continuar a)fazer em relação a isso? Será que a aversão à concorrência e as práticas patrimonialistas da 1001 refletem os hábitos de grande parte dos "empreendedores" locais, e por estarmos habituados a isso não nos assusta nem incomoda essa afronta, em pleno século XXI? São perguntas importantes de serem respondidas!
Seja como for, é importante que esse assunto (O MONOPÒLIO) não seja esquecido por TODOS nós.
Um abraço
Marcus
Marcus, faço minhas as suas palavras.
Maria Amelia
assista ao vídeo "1001 mosquitos dentro do ônibus" http://www.youtube.com/watch?v=rFmAyLIbgV4 Se quiser, pode compartilhar.
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