Seguindo uma tendência mundial, o setor bancário e financeiro está deixando de comprar a pauta e o conteúdo das notícias para adquirir logo a empresa de mídia.
No Brasil, o banco BTG Pactual arrematou, em leilão judicial nesta semana, por R$ 72,3 milhões, a revista Exame.
Nesse caso é uma mídia já do setor financeiro, em outros casos, como a Globo, a corporação já fatura mais com investimentos financeiros do que com o seu negócio de informação.
No início deste ano, o Grupo Abril, dono da revista Veja entre outros, que foi da família Civita foi adquirida pelo fundo de investimentos, Cavalry Investimentos, de propriedade do empresário Fábio Carvalho.
O fato é que essa conexão estreita não pode mais ser considerada uma hipótese e sim uma relação biunívoca e de dependência.
Uma relação explícita entre verba & verbo.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário