Os fatos estão aí em profusão para explicar esse processo em detalhes.
Os governadores de diferentes posições ideológicas e partidos estão salvando vidas e constituindo na prática uma “frente política contra a pandemia”.
Essa frente já consegue se proteger dos atrapalhos e desatinos do Bolsonaro e parte de sua trupe de genocidas.
Essa frente, na prática, já se articula com os parlamentos e o Congresso e também com partes sensíveis das cortes superiores de Justiça.
O movimento dos governadores como uma espécie de “Conselho da Frente contra a Pandemia” é uma extensão do consórcio de governadores do Nordeste que foi se ampliando conforme a necessidade. A urgência que levou a um alargamento de posições políticas em busca do consenso mais amplo para evitar o caos total.
Diante da confusão, esse pacto político - que ainda não está claro para muitos -, pode salvar mais vidas do que possivelmente o impedimento do descontrolado Bolsonaro.
Repito, os governadores na “Frente Política contra a Pandemia”, na prática e no que interessa e é urgente, estão salvando os brasileiros.
Não existe "modo avião" para os celulares? Pois, então, o Brasil entrou em "modo governadores".
O que se salvou do desmonte do SUS pode ainda impedir nos estados e municípios, um desastre maior com as ações e as respostas de combate de endemias que, historicamente, a saúde pública do Brasil acumulou nas últimas décadas em diferentes governos.
Compreender o que está em curso na política, ajuda no combate ao que é mais urgente. Sigamos em frente com força e fé!
PS.: Atualizado às 17:02 e 17:30: Para pequenos acréscimos e ajustes no texto original.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Sugestões de leitura em tempos de pandemia semiótica:
https://tradutoresproletarios.wordpress.com/2020/03/17/zizek-monitorar-e-punir-sim-por-favor/
https://jornalggn.com.br/artigos/a-vida-ou-o-capital-por-wilton-cardoso/
https://jornalggn.com.br/artigos/coronavirus-e-o-sonho-erotico-totalitario-jornalismo-no-alcool-em-gel-panelas-e-papel-higienico/
Sim. Muito bom.
Duas outras sugestões:
https://jacobin.com.br/2020/03/politica-anticapitalista-em-tempos-de-coronavirus/?fbclid=IwAR02O-dYL3C5Iybqn8kodO9-UO21Livdpw5XcY0Tc95SYCz4lBsMh5IjpfU
https://www.pragmatismopolitico.com.br/2020/03/virus-dna-globalizacao-perversidade.html?fbclid=IwAR2Lfmxu4cSC2zL3zqGxZ7TXrrZz4XN98RrtXtQOJdl0AS4-_1IBYurEW1U
Abs
Postar um comentário