Para este ano (2020) a AIE faz previsão que a redução do consumo de petróleo no mundo seja superior a 8%, caindo para menos de 92 milhões de barris por dia (mibpd), quando em 2019 chegou a se aproximar dos 100 mibpd.
Para 2021, a previsão é que a demanda fique em 97,4 mibpd, 2,4 milhões a menos do que 2019, embora, superior em 5,7 mibpd ao que deve ser consumido agora em 2020.
Um dos principais fatores, além da redução dos combustíveis para o modal rodoviário é a violentíssima queda do consumo de combustível (querosene) para aviões.
Muita gente não sabe, ou lembra, mas os aviões intercontinentais consomem volumes colossais de combustíveis. Alguns brincam até que esses grandes aviões se tratam de um postos/tanques de combustíveis que também transportam pessoas e coisas.
Essa redução da demanda gera sobre-ofertas tem efeitos imediatos no preço do barril e nas consequências para as nações produtoras. ´É o que eu chamo de fases do ciclo petro-econômico. Aliás, como já temos visto desde março, em especial.
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