Compreendo que análises nesta linha ajudam a interpretar melhor o ERJ de forma integrada e permitirá avançar em outras investigações e debates.
É certo que o circuito econômico do petróleo é um importante fator de contribuição para esse destaque dos polos desta região para além de Campos dos Goytacazes e, apesar da crise do setor petróleo e dos royalties, mostram uma articulação deste conjunto de municípios com a região metropolitana pelo litoral. Vale conferir.
Macaé, Rio das Ostras e Cabo Frio tornam-se capitais regionais
A atualização da hierarquia urbana brasileira, divulgada ontem pelo IBGE no estudo Regiões de Influência das Cidades (REGIC) 2018, eleva as concentrações urbanas de Macaé, Rio das Ostras e Cabo Frio a condição de Capitais Regionais nível C, passando a acompanhar Campos dos Goytacazes.
Montagem de imagens Observatório das Metropolizações. William Campos. |
A partir de agora, o estado do Rio de Janeiro passa a ter cinco Capitais Regionais, organizadas sob a forma de Arranjos Populacionais (APs). Além de Campos dos Goytacazes/RJ e Volta Redonda - Barra Mansa/RJ, tornaram-se Capitais Regionais nível C os APs de Cabo Frio/RJ, Macaé - Rio das Ostras/RJ e Petrópolis/RJ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário