Os resultados da pesquisas do Datafolha trouxeram embutidas algumas importantes questões. A professora Roseli Coelho em seu perfil no Facebook (veja aqui) pontuou algumas delas resgatando as ideias do professor Wanderley Guilherme dos Santos.
Se o (des)governo BolsoMilitar trai as suas bases ultraliberais e se desloca para atender a maioria de baixa renda, mesmo que com objetivos eleitoreiros (que é diferente de popular ou mesmo populista), isso reforça a tese de que o campo de disputa política com a esquerda se dá no campo popular.
O fato não pode e não deve fazer a esquerda (e centro-esquerda) sair do espaço e das bases onde atua, em favor da maioria.
O inverso. É aí que deve reforçar a disputa com coerência, sem preconceitos e com uma compreensão mais ampla da realidade, para transformá-la.
As classes de mais baixa renda estão, ainda mais do que de costume, se virando para sobreviver na Pandemia, diante dos riscos antigos e novos. E isso é quase revolucionário. A luta em favor da maioria parte daí.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário